Obesidade sarcopênica tem sido um termo cada vez mais utilizado para definir quadros de sarcopenia associados à obesidade. Um artigo publicado na Frontiers of Endocrinology em 2023 apontou para a necessidade de categorização da obesidade sarcopênica como doença e com suas características bem definidas, a fim de melhores correlações com outras doenças e que melhores tratamentos sejam estabelecidos.
Obesidade Sarcopênica X Doenças Cardiovasculares, Uma Relação Intima.
Das comorbidades avaliadas na metanálise, formada por 151 estudos, as doenças cardiovasculares tiveram destaque pelos autores, visto que complicações como doença cardíaca isquêmica, arritmia e insuficiência cardíaca são comuns nesse perfil de paciente. Em indivíduos com sarcopenia e obesidade, a prevalência de aterosclerose e calcificação de coronárias se faz relevante, sendo preditores de eventos cardíacos iminentes.
Os autores apresentam a superexpressão de adipocina induzida pela obesidade atrelada a baixa massa muscular como desencadeante de estresse oxidativo, oxidação de lipoproteínas de baixa densidade e agregação de fibras de colágeno em placas de fibroateroma, deteriorando ainda mais a disfunção endotelial e agravando a aterogênese.
Além disso, a obesidade sarcopênica, por si, gera alterações metabólicas como resistência à insulina, síndrome metabólica e metabolismo adverso de glicolipídios, que influenciam diretamente no aumento do risco cardiovascular.
É médico e gostou do assunto abordado? Venha nos acompanhar na semana de Introdução à Cardionutrologia nos dias 8,9 e 10 de Abril! Clique no link abaixo e se inscreva!
https://nutrologyacademy.com/introducao-a-cardionutrologia//?utm_source=site&utm_medium=leitor-blog&utm_campaign=org&utm_content=intro-cardionutro-01-04&conversion=cardnutro-abr-24: Obesidade Sarcopênica e Doenças Cardiovasculares