Nutrology Academy Insights & Reviews

Conteúdos que abrangem todas as áreas da Nutrologia para você se manter atualizado

Estratégias para manejar a associação das doenças cardiovasculares com a obesidade

A prevalência global da obesidade tem alcançado proporções alarmantes, representando não apenas uma preocupação estética, mas também uma grave ameaça à saúde pública. A associação entre obesidade e doenças cardiovasculares (DCVs) é bem documentada e constitui um desafio significativo para os profissionais de saúde em todo o mundo. Nesse contexto, a World Heart Federation (WHF) e a World Obesity Federation (WOF) lançaram recentemente um artigo de posicionamento, delineando estratégias fundamentais para manejar essa interconexão complexa.

Estratégias precisam ser tomadas para minimizar o risco de doenças cardiovasculares em pacientes com obesidade.
Estratégias precisam ser tomadas para minimizar o risco de doenças cardiovasculares em pacientes com obesidade.

Quais são as Estratégias para manejar a associação das doenças cardiovasculares com a obesidade?

Artigo: https://academic.oup.com/eurjpc/article/29/17/2218/6675714

Um artigo de posicionamento, da World Heart Federation e da World Obesity Federation, foi publicado a respeito da interrelação de doenças cardiovasculares e obesidade.

O artigo fornece informações importantes sobre as ligações diretas e indiretas entre obesidade e doenças cardiovasculares, enfatizando a necessidade de detecção precoce do risco cardiovascular em indivíduos com sobrepeso ou obesidade para reduzir a mortalidade e preservar a qualidade de vida.

Foram discutidas estratégias para o controle da obesidade, com impacto nas doenças cardiovasculares (DCV), como por exemplo:

  • Redução efetiva da gordura corporal por meio de intervenções no estilo de vida;
  • Considerar cirurgia bariátrica para indivíduos com obesidade grave;
  • Uso de farmacoterapia, como análogos de GLP-1, em combinação com modificações no estilo de vida para indivíduos com indicação clínica;
  • Combinação de tratamentos medicamentosos, comportamentais e de estilo de vida na melhora da composição corporal;

Com as estratégias apresentadas postas em prática, os autores acreditam na diminuição dos casos de DCV associados à obesidade, e melhora da qualidade de vida da população no geral.

É médico e gostou do assunto abordado? Venha nos acompanhar na semana de Introdução à Cardionutrologia nos dias 8,9 e 10 de Abril! Clique no link abaixo e se inscreva!

https://nutrologyacademy.com/introducao-a-cardionutrologia//?utm_source=site&utm_medium=leitor-blog&utm_campaign=org&utm_content=intro-cardionutro-01-04&conversion=cardnutro-abr-24: Estratégias para manejar a associação das doenças cardiovasculares com a obesidade

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!