Uma importante meta-análise publicada em fevereiro de 2024 objetivou comparar a prevalência de fatores de risco modificáveis e não modificáveis para doenças coronarianas entre indivíduos com doença coronariana prematura e indivíduos saudáveis.
Fatores de Risco para a Doença Coronariana Prematura e a Importância da Identificação Precoce.
O estudo realizado considerou um N de 208 estudos primários, e conseguiu apresentar os fatores de risco para a prevalência de doença coronariana prematura (PCHD – idade menor que 65 anos) de forma expressiva, em comparação aos dados observados em indivíduos saudáveis.
O artigo mostra que os portadores de doença coronariana prematura apresentaram maior índice de massa corporal médio, maior colesterol total e triglicerídeos e menor valor HDL, além disso, eram mais propensos a serem tabagistas, etilistas, hipertensos, diabéticos e obesos, quando comparados aos indivíduos saudáveis.
Os autores mostram que os fatores de risco considerados de conhecimento geral para PHCD se confirmaram, contudo, ressaltam a importância de identificar precocemente esses fatores de risco a fim de diminuir a prevalência da doença coronariana em pacientes jovens.
Identificar os fatores de risco permite abordar precocemente, a fim de evitar a ocorrência do problema, para isso, tratar os fatores de risco, como por exemplo a obesidade, se faz mandatório no movimento de prevenção dessa condição de saúde tão importante e debilitante que tem acometido indivíduos jovens com cada vez mais frequência.
É médico e gostou do assunto abordado? Venha nos acompanhar na semana de Introdução à Cardionutrologia nos dias 8,9 e 10 de Abril! Clique no link abaixo e se inscreva!
https://nutrologyacademy.com/introducao-a-cardionutrologia//?utm_source=site&utm_medium=leitor-blog&utm_campaign=org&utm_content=intro-cardionutro-01-04&conversion=cardnutro-abr-24: Entenda os Fatores de Risco para a Doença Coronariana Prematura