Nutrology Academy Insights & Reviews

Conteúdos que abrangem todas as áreas da Nutrologia para você se manter atualizado

Como a deficiência de ferro impacta na qualidade de vida da mulher?

As mulheres que sangram muito durante a menstruação correm o risco de evoluir com deficiência de ferro e anemia. Isso pode ter um efeito negativo no bem-estar das mulheres.

Entenda a deficiência de ferro

O ferro é uma parte importante da hemoglobina nos glóbulos vermelhos que transportam oxigênio pelo corpo. Se houver grande perda de sangue, os estoques de ferro no corpo podem ficar baixos, levando à deficiência de ferro. Se a deficiência de ferro for grave o suficiente para prejudicar a produção de glóbulos vermelhos, a anemia por deficiência de ferro pode se desenvolver.

Deficiência de ferro associada a menstruação

Perda de sangue prolongada, como duração da menstruação de mais de 7 dias, ou perda moderada de sangue em combinação com uma dieta deficiente em ferro, como ocorre frequentemente em adolescentes e veganos, também pode contribuir para o risco de estoques de ferro esgotados em mulheres.

A deficiência de ferro é a causa mais comum de anemia e é responsável por mais de 60% dos casos de anemia em todo o mundo, com crianças em idade pré-escolar e meninas e mulheres em idade reprodutiva são as mais afetadas.

A anemia por deficiência de ferro leve a moderada pode ser assintomática. Quando os sintomas estão presentes, geralmente incluem fadiga, fraqueza e falta de ar. Outros sintomas podem incluir dor de cabeça, perda de cabelo, unhas quebradiças, insensibilidade ao frio e síndrome das pernas inquietas. Inclusive, pode levar à redução da capacidade cognitiva e à redução da produtividade no trabalho.

A deficiência de ferro associada a mesntruação pode levar a uma redução da qualidade de vida
A deficiência de ferro associada a menstruação pode levar a uma redução da qualidade de vida

Evidências sugerem que o diagnóstico e o tratamento eficaz da deficiência de ferro (com ou sem anemia) em pacientes com hipermenorréia melhora os resultados de saúde e a qualidade de vida. A terapia com ferro oral em mulheres menstruadas com deficiência de ferro demonstrou reduzir os níveis de fadiga e melhora na performance física de maneira geral.

Se você é médico e quer saber mais sobre Nutrologia Feminina, clique nesse link e conheça nossos Cursos: Cursos Nutrologia Feminina – Nutrology Academy

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!