Toda criança já ouviu aquela famosa frase da mãe: não pode comer nada antes do almoço se não perde a fome. Mas vocês sabiam que existe um grupo de pesquisadores dedicado a estudar se a ingestão de algum tipo de alimento antes da refeição pode efetivamente impactá-la? Isso é chamado de Nutrin Preloads e vamos explicar.
Whey Protein antes da refeição pode ajudar o controle da diabetes.
artigo: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26786576/
No artigo que trouxemos, os pesquisadores estudaram se a ingestão de whey protein antes de uma refeição ia aumentar ou diminuir o nível de glicose no organismo durante e, principalmente, após a refeição.
Esse é um estudo que interessa, e muito, os pacientes diabéticos, já que eles têm dificuldade em controlar o nível de açúcar. Com o tempo, talvez até possamos investigar o resultado do uso do whey protein antes de uma refeição também para pacientes obesos, pois sabemos que altos níveis de açúcar pós-alimentação, chamado de glicemia pós-prandial, também contribui para a obesidade.
O estudo analisou 22 homens com diabetes que estavam em uso de metformina, uma medicação que ajuda no controle da doença. Os pacientes foram divididos em 4 grupos:
- Dois grupos receberam Vildagliptina, uma medicação que ajuda no controle do diabetes, mas por outro mecanismo de ação. Ela inibe uma enzima que destrói o hormônio chamado GLP-1. Esse, por sua vez, ajuda o paciente a ter mais saciedade.
- Dois grupos receberam placebo.
Esses grupos ainda foram subdivididos em outros grupos:
- Os quatro grupos receberam alimentação com batata, mas metade deles recebeu whey protein 30 minutos antes da refeição com o carboidrato.
Analisando apenas a glicemia pós-refeição, os pesquisadores viram que o grupo que usou a medicação (Vildagliptina) e o whey protein 30 minutos antes da batata foi o que teve menor nível de insulina.
Já ao analisar o hormônio GLP-1, o grupo que usou a medicação (Vildagliptina) e o whey protein 30 minutos antes da batata também teve o maior nível de GLP-1.
Isso mostra que associar um tipo de alimento, como o whey protein, à refeição pode estimular o aumento de um hormônio, como o GLP-1, principalmente quando associado a uma medicação que, por sua vez, também estimula o aumento desse hormônio.
No tratamento da diabetes, é importante que o profissional de saúde e o paciente saibam que não analisamos apenas a medicação, alimentação ou exercício físico de forma separada. Todos precisam estar integrados, ajustados e individualizados para o sucesso do tratamento.