Nutrology Academy Insights & Reviews

Conteúdos que abrangem todas as áreas da Nutrologia para você se manter atualizado

Suplemento para dor articular pode diminuir risco de diabetes

Já ouviu falar de glucosamina? Não? Calma, vamos trazer informação de qualidade e te ajudar a entender o que é isso. A glucosamina é um suplemento muito utilizado mundialmente. Estima-se que nos EUA e no Reino Unido, 20% dos adultos entre 40 e 65 anos, usam esse tipo de suplemento, na maioria das vezes com a intenção de melhorar dores articulares.

No entanto, apesar dessa grande utilização, a glucosamina não é um suplemento que tem um nível de evidência alta. E ainda existem dúvidas quanto à sua efetividade na melhora das articulações. O que é fato é que ele pode ter possíveis mecanismos de ação com efeito anti-inflamatório. Pensando nisso, um grupo americano resolveu avaliar o efeito da glucosamina sobre o diabetes tipo 2.

Estudo realizado no Reino Unido

Um grande artigo publicado na Diabetes Care acompanhou 500 mil pacientes ao longo de 8 anos. Nesse estudo foi utilizado o UK Biobank, que é uma coorte de uma população do Reino Unido. Ou seja, um grupo de pessoas participa de uma pesquisa fornecendo amostras de sangue, informações sobre hábitos diários, como por exemplo tipo e frequência de atividade física, uso de suplementação, tipo de alimentação, tabagismo, entre outros. A partir desses dados são feitas avaliações periódicas do grupo. Neste contexto foi visto que, como já havia sido observado em outras publicações, em torno de 20% da população avaliada fazia uso de glucosamina. 

Então os pesquisadores selecionaram um grupo dessas pessoas em acompanhamento, que não tinham diabetes tipo 2, hipertensão ou histórico de câncer, e viram que houve um aumento de inflamação ao longo do tempo, mas que usavam glucosamina tinham um nível de inflamação menor. O mais impressionante foi que o grupo que utilizava glucosamina teve 17% menos diagnóstico de diabetes tipo 2 do que o restante das pessoas. 

Ainda não se sabe se a glucosamina tem o efeito de diminuir o diabetes tipo 2. Algumas perguntas importantes ficaram sem resposta, como a dosagem utilizada e se o uso da glucosamina era ou não regular por parte do grupo, já que eles eram analisados a cada ano. O que se sabe é que 50% das pessoas que usavam glucosamina continuaram ingerindo o suplemento nos anos seguintes. 

Suplemento para dor articular pode diminuir risco de diabetes
Suplemento para dor articular pode diminuir risco de diabetes

Então, como o suplemento para dor articular pode diminuir risco de diabetes?

Esse não foi um estudo que comprova causa-efeito. Apenas mostrou uma correlação entre as pessoas que usavam glucosamina terem menos casos de diabetes. E por que isso acontece? Foram criadas algumas hipóteses:

  • O grupo que utilizava glucosamina evoluiu com menor PCR (Proteína C-Reativa). Ou seja, o grupo teve menos inflamação do que o restante;
  • Foi observado um mecanismo de ação no grupo que utilizou glucosamina que é parecido com o que é observado nas pessoas que fazem dieta low carb. Houve diminuição da glicose como fonte de energia e aumento da fonte de energia por outros alimentos, como carboidrato e gordura. 

Ainda não sabemos se a glucosamina pode ser usada na prevenção do diabetes tipo 2, mas pelo tamanho do estudo, devemos, sim, respeitar esse suplemento. Nos próximos anos, provavelmente mais trabalhos irão trazer respostas para nossas dúvidas, sempre com objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas. 

Antes de sair usando suplementação, procure um profissional de saúde de confiança. É preciso saber os seus hábitos, qual a sua doença, seus riscos, entre outros fatores, que só alguém especializado e baseado em ciência poderá te ajudar.   

Se você é médico e quer saber mais sobre suplementação, clique nesse link e conheça nossos Cursos: FSNEx – Fisiologia e Suplementação em Nutrologia do Exercício – Nutrology Academy

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!