Nutrology Academy Insights & Reviews

Conteúdos que abrangem todas as áreas da Nutrologia para você se manter atualizado

Será que as mãos entregam a nossa idade?

Assim como todo o nosso organismo, as mãos também sofrem com o processo de envelhecimento. Expostas aos fatores externos, como poluição e raios solares, elas merecem cuidados especiais. Afinal, com o passar dos anos, elas acabam entregando nossa idade. Nós só demoramos a perceber porque, no dia a dia, damos enfoque ao rosto.

Um dos principais sinais do envelhecimento das mãos são as manchas claras e escuras. Também podem aparecer as ceratoses actínicas e ceratoses seborreicas, além de câncer de pele, que precisa sempre de atenção especial.

Como cuidar do envelhecimento das mãos?

Com o envelhecimento, decorrente da perda de colágeno e de elastina, a pele das mãos fica mais fina e flácida, com formação de rugas. Também acontece o que chamamos de reabsorção óssea, que é a diminuição da musculatura e da gordura da região, deixando veias e tendões mais expostos. A mão fica com o aspecto que chamamos de esqueletizado. 

O que é importante saber é que existe tratamento tanto para a prevenção do envelhecimento da pele quanto para as queixas quando o processo já está estabelecido.   

Existem 3 pilares fundamentais que visamos no tratamento:

  • Melhorar a textura e qualidade da pele;
  • Estimular o colágeno para melhorar a flacidez;
  • Repor o volume perdido.
Entenda como cuidar do envelhecimento das mãos.
Entenda como cuidar do envelhecimento das mãos.

Isso pode ser feito por meio de tratamentos tópicos indicados por médicos de confiança para o paciente aplicar em casa e, nos consultórios, por meio de peelings, lasers, tecnologias, tratamentos injetáveis, como os bioestimuladores de colágeno e o ácido hialurônico, entre outros. O tratamento precisa ser individualizado de acordo com o histórico de cada paciente e suas queixas.  

Além do uso constante de filtro solar, um dos tratamentos indicados para as manchas nas mãos é o uso do dye laser. Ficou curiosa? Procure um médico de confiança e busque informação de qualidade antes de começar o tratamento. 

Se você é médico e quer saber mais sobre Dermatologia Nutrológica, clique nesse link e conheça nossos Cursos: IDN – Nutrology Academy

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!