Assim como todo o nosso organismo, as mãos também sofrem com o processo de envelhecimento. Expostas aos fatores externos, como poluição e raios solares, elas merecem cuidados especiais. Afinal, com o passar dos anos, elas acabam entregando nossa idade. Nós só demoramos a perceber porque, no dia a dia, damos enfoque ao rosto.
Um dos principais sinais do envelhecimento das mãos são as manchas claras e escuras. Também podem aparecer as ceratoses actínicas e ceratoses seborreicas, além de câncer de pele, que precisa sempre de atenção especial.
Como cuidar do envelhecimento das mãos?
Com o envelhecimento, decorrente da perda de colágeno e de elastina, a pele das mãos fica mais fina e flácida, com formação de rugas. Também acontece o que chamamos de reabsorção óssea, que é a diminuição da musculatura e da gordura da região, deixando veias e tendões mais expostos. A mão fica com o aspecto que chamamos de esqueletizado.
O que é importante saber é que existe tratamento tanto para a prevenção do envelhecimento da pele quanto para as queixas quando o processo já está estabelecido.
Existem 3 pilares fundamentais que visamos no tratamento:
- Melhorar a textura e qualidade da pele;
- Estimular o colágeno para melhorar a flacidez;
- Repor o volume perdido.
Isso pode ser feito por meio de tratamentos tópicos indicados por médicos de confiança para o paciente aplicar em casa e, nos consultórios, por meio de peelings, lasers, tecnologias, tratamentos injetáveis, como os bioestimuladores de colágeno e o ácido hialurônico, entre outros. O tratamento precisa ser individualizado de acordo com o histórico de cada paciente e suas queixas.
Além do uso constante de filtro solar, um dos tratamentos indicados para as manchas nas mãos é o uso do dye laser. Ficou curiosa? Procure um médico de confiança e busque informação de qualidade antes de começar o tratamento.
Se você é médico e quer saber mais sobre Dermatologia Nutrológica, clique nesse link e conheça nossos Cursos: IDN – Nutrology Academy