Nutrology Academy Insights & Reviews

Conteúdos que abrangem todas as áreas da Nutrologia para você se manter atualizado

Por que a vitamina D não é uma vitamina?

Se tem um tema em nutrologia que gera curiosidade das pessoas é a vitamina D. Como repor, qual a importância, a relação com a imunidade, onde encontrá-la na alimentação… são muitas as dúvidas. Então vamos começar explicando algo que a maioria não pesquisa: vitamina D não é uma vitamina. Ficou confuso?

O que é vitamina a vitamina D?

Vamos começar explicando o que é vitamina. Vitaminas são substâncias que precisamos ter na alimentação e que são necessárias para o desenvolvimento do nosso organismo. E por que então vitamina D não é vitamina? Porque 80% da fonte dessa “vitamina” não vem da alimentação. Sim, é isso mesmo! 80% da fonte vem da produção, da pele. 

Mas então se a vitamina D não é uma vitamina, como devemos chamá-la? Muitos gostam de falar que é um hormônio, mas isso também não está correto. O hormônio é uma molécula proteica que tem uma fórmula ativa no nosso organismo, enquanto a 25 hidroxivitamina D não é ativa. O que funciona é o calcitriol. E ele precisa ser transformado a partir da 25 hidroxivitamina D. A grande informação é que essa transformação ocorre em várias partes do organismo. 

Como melhorar seus níveis?

  • Alimentação, mas é uma quantidade muito pequena, pois os alimentos têm quantidade baixa dessa vitamina;
  • 80% por meio da produção da pele em contato com o sol. O raio UVB – o mesmo que queima e envelhece a pele;
  • Suplementação.

Suplementação de vitamina D

Temos observado nos últimos anos um aumento do número de pessoas com deficiência de vitamina D – daí possivelmente vem o grande número de perguntas sobre ela na internet. Isso acontece porque ultimamente ficamos muito tempo em casa e também porque nossa alimentação não é rica nessa vitamina. 

O que acontece, na prática, é a busca pela suplementação. E talvez essa seja a forma mais segura, pois o nível de produção por meio da pele depende de muitos fatores, como época do ano, latitude e longitude (onde a pessoa está) e da tonalidade da pele. Peles que se tornam vermelhas rapidamente vão produzir mais vitamina D, mas, por outro lado, também têm um risco maior de desenvolver câncer de pele. Já as peles que demoram a ficar vermelhas vão precisar de um tempo ainda maior de exposição solar.

Importância da suplementação

Mas por que essa “vitamina” é tão importante para a saúde do corpo? Ela é responsável pela absorção de cálcio e de fósforo para o organismo, além de manter a imunidade em bom funcionamento. Além disso, também ajuda a glicose a entrar na massa muscular. Enfim, são vários os estudos falando sobre benefícios dessa “vitamina”.

Vitamina D não é uma vitamina
Vitamina D é importante na manutenção da saúde e bem estar.

A certeza que temos hoje é que níveis baixos dessa vitamina pioram o funcionamento do organismo e te colocam em risco. Por isso, verifique seus níveis e procure ajuda de um especialista para realizar a suplementação, se necessário. 

Se você é médico e quer saber mais sobre suplementação, clique nesse link e conheça nossos Cursos: FSNEx – Fisiologia e Suplementação em Nutrologia do Exercício – Nutrology Academy

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!