A obesidade é uma doença crônica, que se não tratada pode causar a morte. Uma das principais causas de mortalidade de pacientes com obesidade é por câncer. Os números são assustadores, como vamos mostrar.
Trabalho publicado em 2015 avaliou que em 2012 mais de 100 mil pessoas ao redor do mundo tiveram câncer por causa da obesidade. Por que a obesidade leva ao câncer? Vamos explicar a seguir.
Como a obesidade pode causar câncer?
A obesidade está correlacionada a diversos tipos de cânceres, mas nem todos têm grande número de trabalho que estude causa e efeito. A maioria dos trabalhos que avaliam o por que a obesidade leva ao câncer estudam 4 fisiopatologias:
1 – Obesidade leva ao estresse crônico. O tecido gorduroso não é simplesmente uma reserva de energia, mas também uma fábrica de hormônio que leva o seu organismo à inflamação, o que, por sua vez, leva à lesão do DNA. Esse DNA inflamado tem dificuldade de fazer uma replicação, e isso está relacionado ao câncer de fígado e de esôfago, por exemplo.
2 – O tecido gorduroso leva ao aumento da produção de estrogênio. O aumento desregulado desse hormônio está relacionado ao câncer de mama, ovário e endométrio.
3 – Pessoas obesas, por terem um aumento do consumo alimentar, têm aumento de insulina e, na maioria das vezes, também têm resistência insulínica. O aumento da produção de insulina está relacionado ao câncer de cólon, que é uma parte do intestino, rim e próstata.
4 – No tecido gorduroso, os adipócitos produzem hormônios chamados de adipoquinas. Em excesso, esses hormônios fazem com que o organismo trabalhe com mais estresse. Trabalhar de forma estressada e continuamente faz com que o organismo não trabalhe da melhor maneira possível. Por isso, também está associado ao surgimento de alguns tipos de câncer.
A obesidade é uma doença séria que precisa ser tratada por um profissional de saúde de confiança. Não se trata de falta de esforço do paciente. É preciso ter acesso à informação de qualidade, uma alimentação equilibrada e também de qualidade, além da prática de exercício físico. Tenha força de vontade, sim, para procurar ajuda e tratar a obesidade com apoio médico.
Se você é médico e quer aprender a tratar obesidade de forma individualizada com evidência cientifica, clique nesse link e conheça nossos Cursos de Obesidade e Síndrome Metabólica: Cursos obesidade – Nutrology Academy