Quando você e seu amigo comem a mesma coisa, vocês dois têm resultados idênticos? Emagrecem ou engordam da mesma forma? A probabilidade disso ser verdade é nenhuma. Não existem duas pessoas que tendo a mesma alimentação e praticando o mesmo exercício físico tenham exatamente a mesma resposta. Então aquela frase de que “você é o que você come” é mentira. Você é o que o seu organismo faz com o que você come.
Quando falamos sobre organismo costumamos pensar apenas nas nossas células. Mas, na verdade, temos 39 trilhões de bactérias no nosso corpo. Elas estão tanto na pele quanto dentro de alguns órgãos. E aqui vamos falar especialmente sobre as bactérias do nosso intestino.
Vocês já ouviram falar em probiótico, prebiótico e simbiótico? Os nomes são parecidos, mas existem diferenças. Quando comemos, o alimento vai ser digerido pelo estômago, mas a absorção, ou seja, a forma como ele vai entrar no nosso organismo, acontece principalmente no intestino.
O intestino é um caminho longo para o alimento e que apresenta diferentes níveis de acidez, medidos através do pH. Conforme passamos pelos diferentes níveis de acidez do intestino, temos bactérias diferentes, algumas associadas mais com a melhora da nossa saúde do que outras.
Quando na medicina entendeu que isso poderia interferir na saúde e na doença, começaram a ser realizados estudos mais aprofundados no assunto. E a partir daí então surgiram os prebióticos, probióticos e simbióticos.
Então o que são probióticos, prebióticos e simbióticos?
Os probióticos são micro-organismos vivos. Normalmente colônias de bactérias específicas, que podem ser utilizados de forma distintas em determinadas condições de saúde e doença, como por exemplo na obesidade. Já os prebióticos são partes de alimentos que passam pelo estômago e não são digeridos, e ao chegarem no intestino servem de “alimento” para grupos específicos de bactérias. Os simbióticos, por sua vez, são uma mistura desses dois (prebióticos e probióticos).
Assim, prebióticos, probióticos e simbióticos podem ser uma ótima ferramenta para ajudar sua saúde se você tem obesidade ou alguma dificuldade na sua alimentação. Procure mais informação sobre eles junto ao seu profissional de saúde de confiança.
Se você é médico e quer saber mais sobre suplementação, clique nesse link e conheça nossos Cursos: FGN – Formação em Gastronutrologia – Nutrology Academy