Quando tomar termogênico? Por que termogênico emagrece? Quais os efeitos do termogênico? São muitas as perguntas – e os resultados nem sempre confiáveis nos sites de busca – sobre o termo. Mas, antes de tudo, você sabe o que é termogênico? Será que ele é realmente útil para a perda de peso?
O que é termogênico?
Termogênicos são substâncias que aumentam a adrenalina e a noradrenalina na fenda sináptica. Isso faz com que seu metabolismo basal aumente. Recordando que metabolismo basal é a quantidade de calorias que você gasta por dia para manter apenas suas funções vitais.
Por isso, quando falamos em termogênico, a primeira coisa que vem à cabeça é a cafeína, porque é a substância mais utilizada no mundo. É seguro usar a cafeína, assim como é seguro usar termogênicos? A resposta é: depende! Depende da quantidade de cafeína e de quem é o paciente.
Cafeína como termogênico
Os trabalhos mostram que é seguro usar a cafeína se administramos uma dose abaixo de 400mg por dia, que é o que a maioria das pessoas acabam utilizando. Porém, se aumentar demais essa dosagem máxima permitida, pode ser que aumente a sua pressão arterial e frequência cardíaca, o que é arriscado.
Quando analisamos a cafeína no tratamento da obesidade já sabemos que isoladamente não funciona. A cafeína aumenta o metabolismo basal, mas numa quantidade de caloria muito baixa: 70 calorias, que ficam aumentadas por apenas 4 horas após o consumo da cafeína.
Mas e na prática? A cafeína então não serve para ninguém?
Muitas pessoas afirmam categoricamente que sentem o efeito da cafeína. E, para nós, faz, sim, diferença. O que acontece é que quando falamos sobre a diretriz da obesidade estamos analisando pessoas com grande consumo de alimentos e que não têm um gasto energético suficiente. Não adianta tomar cafeína e achar que, só dessa forma, poderá comer mais ou que seu metabolismo irá gastar mais energia só por causa da cafeína.
Por outro lado, para pessoas que têm consumo controlado de calorias e fazem algum tipo de exercício e, mesmo assim, não veem resultado, o termogênico pode, sim, ser útil para desequilibrar o organismo e, com isso, provocar uma resposta melhor.
Ou seja: para saber se o uso do termogênico é útil ou não, é preciso primeiro saber quem é você. O profissional de saúde de confiança irá te ouvir, analisar sua rotina e descobrir se existe alguma doença silenciosa antes de prescrever – ou não – qualquer suplementação.
Se você é médico e quer saber mais sobre suplementação, clique nesse link e conheça nossos Cursos: FSNEx – Fisiologia e Suplementação em Nutrologia do Exercício – Nutrology Academy