Nutrology Academy Insights & Reviews

Conteúdos que abrangem todas as áreas da Nutrologia para você se manter atualizado

O que é BCAA? Bom ou Ruim?

Assim que se matriculam na academia é comum que muitas pessoas busquem na internet ou em lojas de suplementos algumas dicas sobre produtos: whey protein, creatina, BCAA são os mais frequentes. Aqui vamos falar sobre o BCAA. Você sabe o que é? Afinal, é bom ou ruim? 

O que é BCAA?

Primeiro vamos entender o que significa BCAA (Branched Chain Amino Acids): é a sigla em inglês, que significa aminoácidos de cadeia ramificada. Essa cadeia é formada pela combinação de três aminoácidos, sendo eles a leucina, isoleucina e valina. Existem vários trabalhos que se propõe a avaliar o BCAA, e a maioria diz que não é um suplemento com benefícios. Mas significa então que não serve para nada? Não! É importante entender que, naquele trabalho especificamente, o BCAA não se mostrou com grande benefício.

Os três aminoácidos do BCAA são considerados essenciais, ou seja, precisam estar presentes na alimentação porque nosso organismo não consegue produzir.

Quando os aminoácidos se unem, formam os peptídeos e que, por sua vez, se juntam para formar as proteínas. Cada fonte proteica tem seu perfil de aminoácidos. Por exemplo, o Whey Protein é a proteína do soro do leite, já o frango e a carne têm outro tipo de proteína. Então, o que diferencia cada uma delas é o perfil dos aminoácidos que a compõem.  

BCAA no ganho de massa muscular

Então podemos só tomar BCAA e esperar o aumento da massa muscular? A resposta é não! A massa muscular precisa de vários aminoácidos, vitaminas e carboidratos, afinal, o organismo precisa de vários fatores para ter um balanço energético positivo.

Bom, então se o frango, whey protein e a carne vermelha já têm BCAA, significa que não preciso suplementá-lo à parte? Depende! Existem trabalhos avaliando pessoas que ingerem pouca quantidade de proteína por dia (menos de 1,2g de proteína/Kg/dia) e, que, para esse grupo, a suplementação com BCAA trouxe benefícios. 

Importante lembrar que entre os 3 aminoácidos que compõem o BCAA, a leucina é o mais rapidamente absorvido, e que pode sim, ser útil na alimentação e ajudar o paciente na recuperação muscular.

BCAA pode ajudar na recuperação muscular
BCAA pode ajudar na recuperação muscular

Entendam que não existe uma resposta certa para suplementação, assim como não existe uma única dieta que irá beneficiar todo mundo e nem um exercício físico específico que dê o mesmo resultado para diferentes pessoas. Todas são estratégias e ferramentas que podem ser utilizadas, e que podem ou não darem certo.

Procure sempre um profissional de saúde da sua confiança para ajustar alimentação, exercício e medicação para que você tenha um tratamento individualizado. Só assim é possível acompanhar a evolução do paciente e celebrar benefícios como a melhora da qualidade de vida.

Se você é médico e quer saber mais sobre suplementação, clique nesse link e conheça nossos Cursos: FSNEx – Fisiologia e Suplementação em Nutrologia do Exercício – Nutrology Academy

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!