Nutrology Academy Insights & Reviews

Conteúdos que abrangem todas as áreas da Nutrologia para você se manter atualizado

Já se achou mais magro ao acordar? Entenda o porquê

Já reparou se parece mais magro ao acordar? Agora, responda mentalmente: qual é o seu peso? Agora pense o seguinte: essa sua resposta é de quando? Ela é o peso da última vez que você subiu na balança, há um mês? Ou o peso de um dia pela manhã, assim que acordou? Ou ainda o peso depois do almoço? O questionamento é explicável: dependendo do horário e do dia da semana em que você se pesa, pode haver diferença. E não tem nada de errado nisso. Gostou de saber disso?

Entenda a variação no peso

Para tentar explicar por que isso acontece, vamos a um artigo publicado no jornal europeu Obesity Facts que acompanhou dois grupos: pessoas que estavam tratando a obesidade e outras que só queriam manter o peso. O estudo acompanhou especificamente a flutuação de peso dos pacientes durante a semana.

(artigo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5644907/ )

O estudo mostrou que os dois grupos tinham o menor peso na sexta-feira pela manhã. O peso ia aumentando ao longo do fim de semana e chegava ao máximo na segunda-feira. Isso não significa que as pessoas estão engordando ou emagrecendo. É muito pouco provável que a flutuação da perda de peso venha da alteração da gordura corporal porque para perder 1 quilo de gordura é preciso gastar 7 mil calorias. Para ganhar o mesmo 1 quilo de peso, você precisa também ter a soma de 7 mil calorias no seu dia, o que é muito pouco provável nesse espaço de tempo.

Quando falamos sobre mudança de peso ao longo do dia estamos falando basicamente de 4 coisas:

  • Carboidrato;
  • Fibra;
  • Água;
  • Sódio.

Carboidrato

Ele circula pelo sangue na forma de glicose. Essas moléculas de glicose podem se juntar e encontrar dentro do músculo um lugar para ficar. Formando assim o glicogênio muscular, e cada 1 grama de glicogênio muscular consegue levar de 1,5 a 2 gramas de água. 

Então, quando você pratica algum exercício ou fica muito tempo sem comer e acaba consumindo um pouco do glicogênio muscular, você pode perder até 2% do seu peso. 

Fibra

As fibras do intestino também conseguem reter água. O próprio bolo fecal retém água. Isso impacta em torno de 1,5% do seu peso. 

Sódio

Ingerir até 500 mg de sal por dia pode fazer com que seu peso diminua em torno de 2%. Essa técnica é bastante utilizada para lutadores profissionais que precisam atingir um peso determinado antes da luta.

Água

Existe um risco alto quando o paciente está hiper hidratado ou desidratado. Mas dentro de uma faixa normal de segurança, o peso pode flutuar, impactado pela hidratação, em até 2%, o que também é utilizado por alguns lutadores.

Devo me pesar todos os dias?
O peso pode variar muito ao longo do dia e da semana, entender essas alterações podem mudar a forma que você vê a balança.

Devo me pesar todos os dias?

Depois da explicação acima, fica a pergunta: se você se pesar todos os dias, vai ajudar ou atrapalhar o seu processo de emagrecimento e sua ansiedade? Para ajudar a responder, vamos a outro artigo publicado em 2014. Ele mostra que até o ano 2000, os estudos eram categóricos em dizer que você não deveria se pesar, pois gerava confusão e ansiedade. Depois dos anos 2000, os artigos que estudam principalmente a manutenção do peso falam sobre a importância do paciente se pesar para acompanhamento da flutuação do peso, pelo menos uma vez por semana.    

(Artigo: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27127719/ )

Hoje em dia, a discussão do peso vai muito além da balança. Profissionais de saúde já usam a composição corporal para uma análise mais aprofundada do paciente, com o uso da bioimpedância. Assim, conseguimos saber exatamente quanto cada paciente tem de músculo, gordura e água. As bioimpedâncias da mais alta tecnologia conseguem ainda dizer onde está essa água: dentro ou fora do músculo. 

Para finalizar, devemos explicar que a maioria das pessoas realmente têm um peso menor quando acordam, pois durante a noite há um consumo de energia. Conforme vai passando o dia e você começa a se hidratar, esse peso vai aumentando. Cada 1 litro de água impacta em 1 quilo de peso. 

Portanto, antes de subir na balança e se assustar com o peso, procure sempre informação de qualidade. Entendendo o que acontece com o seu corpo, você consegue buscar as melhores respostas para seus objetivos, sempre acompanhada de um profissional de saúde de confiança.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!