Nutrology Academy Insights & Reviews

Conteúdos que abrangem todas as áreas da Nutrologia para você se manter atualizado

Fato ou fake: ovo cru é melhor absorvido que ovo cozido

Que o ovo é uma fonte rica em proteínas todo mundo sabe. São inúmeras as receitinhas e dicas de como incluir o alimento na sua dieta para aumentar o ganho de massa muscular. Mas cuidado com as fake news! Sim, as notícias falsas estão em toda parte. Mas, no caso da alimentação, é preciso estar ainda mais atento, já que uma informação errada pode prejudicar a sua saúde.

Será que comer ovo cru é melhor para a massa muscular do que o ovo cozido? Fato ou fake? É fake! Pois é, quem diria que o Rocky Balboa estava errado lá no primeiro filme da saga, em 1976, quando ele comia vários ovos crus logo ao acordar como parte da dieta de atleta?

Comer ovo cru para ganho de massa muscular.
Ovo cru, popularizado pela mídia, apesar de famoso não é o ideal para o ganho de massa muscular.

A verdade sobre o ovo cru

Na verdade, ao comer o ovo cru, você tem uma menor absorção da proteína​ desse alimento. Ao cozinhá-lo, você facilita a digestão por parte do seu organismo. E quem afirma isso é a ciência. Existem dois artigos que mostraram que quando você come ovo cozido, a absorção proteica é em torno de 90%. Outros trabalhos mostram que quando você come ovo cru, a absorção gira em torno de 50% a 70%. 

O poder do ovo no ganho de massa muscular

Como o ovo pode te ajudar no ganho de massa muscular? Um ovo tem em média 6 gramas de proteínas, divididas entre 3,5 gramas na clara e 2,5 gramas na gema. As proteínas presentes na gema e na clara são diferentes e quando unimos os dois tipos de proteínas conseguimos todos o conjunto de aminoácidos necessários para o crescimento muscular, conhecidos como aminoácidos essenciais. Como o próprio nome diz, tais aminoácidos não são produzidos no corpo a partir de outros aminoácidos, portanto  é importante obtê-los na alimentação. 

É claro que se o seu objetivo é aumentar a massa muscular não adianta apenas comer ovo. É preciso ter uma dieta com bom aporte de proteínas, carboidratos e gordura, além de treinar de forma equilibrada. Para isso, é fundamental, além de informação de qualidade, o acompanhamento de um profissional de saúde de confiança.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!