O exercício físico tem sido cada vez mais estudado e relacionado com a melhora do risco cardiovascular, especialmente em pacientes com obesidade.
Artigo: Effect of Combined Physical Exercise Training in Reducing Cardiovascular Risk Among Adults with Obesity: A Randomized Clinical Trial – PubMed (nih.gov)
Um ensaio clínico randomizado publicado agora em 2024 teve como objetivo verificar o efeito de dois modelos de periodização de treinamento combinado sobre o risco cardiovascular de adultos com obesidade de ambos os sexos.
Os grupos de estudo foram submetidos a regime de treinamento físico durante 16 semanas, em três sessões semanais de 60 minutos cada, com volume e intensidade equalizados. O risco cardiovascular foi medido pelo escore de risco global de Framingham.
O estudo mostrou que a combinação de treinamento físico e intervenção dietética (DI) pode ser mais eficaz do que o exercício (Ex) ou o DI isoladamente na melhoria do perfil lipídico em adultos com sobrepeso e obesidade.
Intervenções combinadas, incluindo treinamento físico e intervenção dietética, diminuem o colesterol total (CT), triglicérides (TG) e colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL), além de aumentar o HDL mais do que a intervenção dietética sozinha.
Artigos como esse mostram a importância de avaliar o paciente de forma global, e considerar estratégias individualizadas para cada um, e saber orientar sobre atividade física e alimentação faz toda a diferença no tratamento de doenças crônicas como obesidade, e inclusive doenças cardiovasculares.
É médico e gostou do assunto abordado? Venha nos acompanhar na semana de Introdução à Cardionutrologia nos dias 8,9 e 10 de Abril! Clique no link abaixo e se inscreva!
https://nutrologyacademy.com/introducao-a-cardionutrologia//?utm_source=site&utm_medium=leitor-blog&utm_campaign=org&utm_content=intro-cardionutro-01-04&conversion=cardnutro-abr-24: Exercício Físico X Risco Cardiovascular em Adultos com Obesidade