Nutrology Academy Insights & Reviews

Conteúdos que abrangem todas as áreas da Nutrologia para você se manter atualizado

Estudo com modelo animal demonstra que uma dieta ”junk food” na gravidez pode promover irreversivelmente a adiposidade na prole

Artigo: Offspring from mothers fed a ‘junk food’ diet in pregnancy and lactation exhibit exacerbated adiposity that is more pronounced in females – PMC (nih.gov)

Os alimentos industrializados são frequentemente processados ​​industrialmente, contêm altos níveis de gordura, açúcar e sal para aumentar a palatabilidade e, apesar de serem densos em energia, podem ser menos nutritivos em termos de vitaminas e nutrientes essenciais do que os alimentos “caseiros” saudáveis; portanto, eles são frequentemente qualificados como “junk food”. O fácil acesso a junk food geralmente está implicado no aumento da obesidade em crianças e adultos, mas pouco se sabe sobre a influência junk food materna durante a gravidez e lactação no desenvolvimento e crescimento da prole.

Pontos importantes do estudo:

O artigo publicado em 2008 desenvolveu um modelo animal para examinar essa questão em ratos usando alimentos processados ​​palatáveis ​​e ricos em gordura, açúcar e sal, projetados para consumo humano. A prole exposta a uma dieta de junk food materna durante a vida fetal e de amamentação desenvolveu excessos exacerbados e ganho de sobrepeso no final da adolescência. Também foi demonstrado que os filhotes desmamados nascidos de mães alimentadas com a dieta junk food na gravidez e lactação exibiram aumento da adiposidade caracterizada por hipertrofia de adipócitos acompanhada de acúmulo de lipídios no músculo esquelético.

Dieta de ''junk food'' materna na gravidez e lactação pode promover uma maior adiposidade na prole
Dieta de ”junk food” materna na gravidez e lactação pode promover uma maior adiposidade na prole

O estudo mostra que uma dieta de junk food materna na gravidez e lactação promoveu aumento da adiposidade na prole com acesso livre a junk food após o desmame. Isto é ilustrado pela descoberta de que a massa de gordura perirrenal em relação ao peso corporal foi maior em ambos os filhotes alimentados com a dieta de junk food ao longo do estudo em comparação com aqueles alimentados com a dieta de junk food após o desmame sozinho; este aumento da adiposidade está de acordo com o ganho de peso excessivo relatado anteriormente nos mesmos animais.

Resumindo

O presente estudo mostra que uma dieta de ”junk food” materna na gravidez e lactação pode promover irreversivelmente a adiposidade na prole através da hipertrofia duradoura dos adipócitos e aumento da massa de gordura perirrenal em relação ao peso corporal, mesmo quando esses descendentes foram alimentados exclusivamente com uma dieta balanceada após o desmame.

É médico e quer saber mais sobre obesidade, clique nesse link e conheça nossos Cursos de Obesidade e Síndrome MetabólicaCursos obesidade – Nutrology Academy

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!