As buscas por informações sobre suplementos na Internet quase sempre estão associadas ao exercício físico, melhora da performance esportiva e aumento da massa muscular. Mas os suplementos existem também para auxiliar no tratamento de diversos tipos de doenças, como por exemplo na obesidade e deficiência de vitamina D, além, é claro, da parte esportiva.
Com tantas possibilidades de uso dos suplementos, como fazemos, então, para saber o que é, quando e como usá-los? Primeiro, vamos relembrar a definição de suplemento: é aquilo que está faltando no alimento. Aqui vamos abordar estratégias na hora de usar um suplemento.
Temos duas estratégias que podem auxiliar na escolha: 3T e 3E. A estratégia do 3T, inclusive, é fundamental até para a definição do que é suplemento.
Estratégia dos 3Ts:
1º T = Total. O paciente tem utilizado a quantidade total daquele alimento? Ele tem consumido da forma correta? Se não estiver, precisamos avaliar o início daquela suplementação.
2º T = Tempo. Qual é o momento que o paciente precisa daquele alimento? Por exemplo: ele precisa de uma proteína num momento do dia em que está longe de casa e não tem como comer um bife. Nesse momento, então, a suplementação com whey protein talvez seja útil.
3º T = Tipo. Por exemplo, a proteína da carne tem composição diferente da proteína do soro do leite (whey protein), assim como é diferente da proteína da ervilha. Essas diferenças podem facilitar ou dificultar a absorção.
3 T = Total, Tipo e Tempo.
Estratégia dos 3Es:
1º E = Escutar. Se você não estiver ouvindo o que seu paciente está falando ou não observar o que o corpo está mostrando, não é possível nem aplicar a estratégia dos 3 Ts. Não adianta dar a quantidade (total), não adianta mudar o tipo (tipo) e nem o momento de uso (tempo), se esse não for o problema do paciente.
2º E = Executar. Após escutar o paciente, você precisa fazê-lo executar, ou seja, colocar em prática o proposto. E isso pode dar certo ou errado e é aí que entra o último E.
3º E = Estudar. É preciso avaliar os resultados.
Benefícios do uso estratégico dos suplementos
As duas estratégias – 3 T e 3 E – podem ajudar o profissional de saúde na prática clínica e até para fazê-lo repensar a forma como está conduzindo suas atividades. E pode ajudar também você que está pensando em ajustar a sua alimentação, o seu dia a dia. Tente aplicá-las antes de sair comprando suplementos baseado apenas em informações sem comprovação científica.
Se você é médico e quer saber mais sobre suplementação, clique nesse link e conheça nossos Cursos: FSNEx – Fisiologia e Suplementação em Nutrologia do Exercício – Nutrology Academy