Alimentação adequada, exercício físico e sono. Sempre destacamos esses três fatores como fundamentais para a saúde do nosso organismo. Mas nem sempre conseguimos equilibrar todos de uma vez. Aqui vamos dar uma atenção especial ao sono e à melatonina, tão pesquisada em sites de busca ou direto em farmácias para melhora da qualidade do sono.
Quando tomar melatonina?
Temos a indicação para uso da melatonina em três casos:
- Pacientes com síndrome Jet Lag Syndrome, ou seja, quando a pessoa voa para destinos com diferentes fuso-horários;
- Pacientes que apresentam queixa de demora para pegar no sono. Nesse caso, a melatonina deve ser usada antes da hora de dormir, mas sempre à noite, pois aí estamos usando a melatonina da mesma forma que nosso organismo produz. É indicado o uso de melatonina a partir das 20h, 21h, imaginando que esse paciente vá deitar às 22h ou 23h.
- Pacientes que conseguem pegar no sono e acordam no meio da noite. Nesse caso, a melatonina deve ser usada quando o paciente acorda de madrugada, para que ela possa atuar e induzir o sono.
Antes de correr para comprar a melatonina, marque uma consulta com um profissional de saúde de confiança. Ele vai te ajudar a entender o que pode estar acontecendo com seu organismo e a buscar uma mudança de estilo de vida que impacte não apenas na qualidade do seu sono, mas na saúde do seu corpo também.
Se você é médico e quer saber mais sobre suplementação e exercício, clique nesse link e conheça nosso Curso: FSNEx – Fisiologia e Suplementação em Nutrologia do Exercício