Ioga é uma ferramenta multifacetada com saúde e bem-estar aprimorados como um de seus efeitos positivos.
Ioga como ferramenta para saúde
Os componentes da ioga que são comumente aplicados para obter benefícios para a saúde são asanas (posturas físicas), pranayama (respiração regulada) e meditação. No contexto dos asanas, a ioga se assemelha mais a um exercício físico, o que pode levar à percepção de que a ioga é outro tipo de exercício físico.
Os exercícios físicos e os componentes físicos das práticas de ioga têm várias semelhanças, mas também diferenças importantes. As evidências sugerem que as intervenções de ioga parecem ser iguais e / ou superiores ao exercício na maioria das medidas de resultado. Ênfase na regulação da respiração, atenção plena durante a prática e importância dada à manutenção das posturas são alguns dos elementos que diferenciam as práticas de ioga dos exercícios físicos.
Muito Além Atividade Física
A ioga também têm efeitos diferenciais no corpo e no cérebro, tanto em indivíduos saudáveis quanto em pessoas que sofrem de vários distúrbios físicos e mentais. Além disso, oferece vantagens significativas em termos de melhorar a saúde mental positiva na população saudável e fornecer benefícios terapêuticos como terapia única ou adjuvante em uma variedade de distúrbios físicos e neuropsiquiátricos. É possível que a ioga não seja apenas um acréscimo aceitável ao cuidado, mas uma alternativa eficaz, viável e aceita ao exercício.
Em termos de fisiologia neuromuscular, as respostas físicas estão relacionadas com os movimentos. Portanto, o ioga é uma opção de exercício físico com muitos benefícios tanto físico quanto mental.
Se você é médico e quer saber mais sobre suplementação e exercício, clique nesse link e conheça nosso Curso: FSNEx – Fisiologia e Suplementação em Nutrologia do Exercício