Nutrology Academy Insights & Reviews

Conteúdos que abrangem todas as áreas da Nutrologia para você se manter atualizado

Entenda a função da melatonina na pele

Estudos mostram que uma parte importante da resposta da pele ao estresse é a sua capacidade de síntese de melatonina.

A importância da pele

A pele, colocada na interface entre os ambientes externo e interno (biológico), é importante para a regulação homeostática pela síntese local de melatonina e sistemas de metabolismo que incluem a regulação da atividade mitocondrial em células da pele com efeitos fenotípicos concomitantes.

Uma parte importante da resposta da pele ao estresse é sua capacidade de síntese de melatonina e subsequente metabolismo. Na verdade, a melatonina e seus metabólitos surgiram como indispensáveis para as funções fisiológicas da pele e para a proteção eficaz da homeostase cutânea de fatores ambientais hostis. Além disso, eles atenuam os processos patológicos, incluindo a carcinogênese e outras condições hiperproliferativas/ inflamatórias.

A síntese de melatonina pela pele faz parte de uma resposta importante ao estresse
A síntese de melatonina pela pele faz parte de uma resposta importante ao estresse

O impacto da melatonina na pele

As evidências substanciais se acumularam sobre o papel protetor da melatonina contra a radiação ultravioleta e a disfunção mitocondrial associada. A melatonina e seus metabólitos parecem ter um impacto modulador na redução da mitocôndria e na homeostase bioenergética, bem como nos efeitos antiapoptóticos.

Isso abre áreas interessantes para investigação na hipótese de teste se a degradação fotoquímica induzida por UVB representa um mecanismo de fotoativação que produz AFMK e AMK com uma atividade biológica alterada. Isso poderia representar um mecanismo adicional e distinto de propriedades fotoativadoras de UVB já bem descritas para a produção de vitamina D, todas as quais foram adaptadas pelo tegumento durante a evolução para regular a homeostase local e sistêmica, onde atuam como segundos mensageiros químicos de comprimentos de onda eletromagnéticos altos de energia da radiação solar.

Se você é médico e quer saber mais sobre Dermatologia Nutrológica, clique nesse link e conheça nossos Cursos: IDN – Nutrology Academy

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!