Nutrology Academy Insights & Reviews

Conteúdos que abrangem todas as áreas da Nutrologia para você se manter atualizado

Dormir de luz acesa engorda?

Quando pensamos em perda de peso, geralmente procuramos informações sobre alimentação de qualidade e exercício físico adequado. Mas e se falarmos que não é só isso que importa? O funcionamento do nosso organismo é tão complexo que até a hora de dormir (luz acesa ou apagada) pode impactar no ganho de peso. Você é uma daquelas pessoas que não consegue dormir sem deixar alguma luz próxima ligada? Embora esse hábito pareça inofensivo, ele pode ser prejudicial à saúde. 

Dormir de luz acesa pode auxiliar no desenvolvimento da obesidade.
Dormir de luz acesa pode auxiliar no desenvolvimento da obesidade.

Por que isso acontece?

Um artigo recente descobriu que dormir com alguma luz acesa pode favorecer o ganho de peso. E por que isso ocorre? Sabe-se que mesmo dormindo, nossa retina é capaz de captar luz. Então, se dormirmos com a luz acesa, mesmo que seja do computador ou de leds de aparelhos que estão ligados, temos a captação desta luz. Logo, a exposição à luz artificial à noite pode alterar hormônios e outros processos biológicos de maneira que resultem em aumento do apetite e em substâncias que diminuem a queima de gordura.

Artigo: Artificial light during sleep linked to obesity | National Institutes of Health (NIH)

Se não tiver outra opção e precisar dormir durante o dia, às vezes por causa da sua profissão, procure deixar o quarto o mais escuro possível, fechar as janelas e desligar luzes de led de alguns aparelhos que ficam permanentemente ligados à tomada. 

Todos esses cuidados acabam impactando e ajudando nosso organismo a manter o peso mais estável.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!