Nutrology Academy Insights & Reviews

Conteúdos que abrangem todas as áreas da Nutrologia para você se manter atualizado

DIU hormonal pode piorar a acne?

A acne pode persistir na idade adulta, com mais de 50% das mulheres relatando acne na faixa dos 20 anos e 35% das mulheres relatando acne na faixa dos 30 anos.

Entenda a acne nas mulheres

Artigo: Influence of Contraception Class on Incidence and Severity of Acne Vulgaris – PMC (nih.gov)

A patogênese da acne é multifatorial, com a produção de andrógenos e hormônios sebogênicos desempenhando um papel importante. Dado que várias formas de contracepção podem influenciar essas vias de sinalização hormonal, a escolha da contracepção pode influenciar a incidência e gravidade da acne em mulheres.

Muitas progesteronas são conhecidas pelos seus efeitos androgênicos. No entanto, progesteronas de segunda geração possuem pouco potencial para efeito androgênico, mas ainda apresentam quando comparado aos de terceira geração. Sabendo do potencial efeito androgênico da progesterona, derivados de progesterona podem apresentar efeitos variados na incidência da acne.

No artigo publicado em 2020, demonstrou que as mulheres que usavam um DIU hormonal eram ligeiramente mais propensas do que aquelas que receberam anticoncepcional oral a ter acne ou agravamento dela.

DIU hormonal pode levar a um ligeiro aumento da acne
DIU hormonal pode levar a um ligeiro aumento da acne

Então, DIU hormonal pode piorar a acne?

O artigo enfatizou que embora tenham encontrado algumas diferenças no risco relativo de acne entre os métodos contraceptivos, as diferenças no risco absoluto de acne foram pequenas. No estudo, a frequência de pacientes que procuram atendimento por acne variou de acordo com o tipo de contracepção e a idade, mas foi baixa em geral (<5%), e a diferença absoluta na incidência de acne entre as classes de contracepção foi menor que 1%.

Portanto, o tipo de contraceptivo e o risco de acne deve ser ponderado juntamente com outros fatores importantes, incluindo preferências individuais do paciente e histórico médico, a eficácia do método, perfil de sangramento e possíveis efeitos colaterais. Além disso, dados os efeitos potenciais de vários tratamentos para acne (ou seja, retinóides tópicos, antibióticos orais, espironolactona e isotretinoína).

Se você é médico e quer saber mais sobre Dermatologia Nutrológica, clique nesse link e conheça nossos Cursos: IDN – Nutrology Academy

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!