Esse é um assunto muito sério e que merece a atenção de toda a família. Não trate a obesidade infantil como sendo apenas uma fase. Infelizmente, 89% dos adolescentes obesos se tornam adultos obesos. E sabemos que a obesidade pode causar ou agravar outras doenças como diabetes, hipertensão e asma, por exemplo.
Dicas que podem te ajudar a manter o peso e a saúde das crianças e adolescentes:
1- Fazer mais de uma hora de atividade física por dia.
Não precisa ser uma hora seguida, pode ser quebrada. Jogos, caminhada, imitar personagens do youtube e dança, por exemplo. Tem que ser algo que a criança goste de fazer.
2-Reduzir o tempo em frente à TV para menos de 2 horas ao dia.
Se não conseguir diminuir esse tempo, ainda mais nesse momento de pandemia em que precisamos ficar em casa, apresente programas que tenham informações de qualidade. Programas sobre alimentação saudável podem ser excelentes e ajudam a criança a fazer boas escolhas.
3- Ofereça pelo menos 3 refeições por dia.
Isso gera uma rotina alimentar e a criança vai aprender que precisa esperar a hora da próxima refeição. Alimentação também é educação!
4- Evitar bebidas ricas em açúcar, como sucos e refrigerantes.
Possuem muitas calorias e açúcares adicionados.
5- Ofereça pelo menos 5 porções de frutas ou vegetais por dia.
Eles ajudam o organismo a funcionar.
6- Alimentação não deve ser recompensa ou punição.
Fez o dever de casa, ganha chocolate, não fez não pode comer. A criança vai levar isso para o resto da vida, a alimentação tem que ser vista como um cuidado com a sua saúde.
7- Elogie resultados positivos!
Isso ajuda a entender que a criança está no caminho certo.
É médico e quer saber mais sobre obesidade, clique nesse link e conheça nossos Cursos de Obesidade e Síndrome Metabólica: Cursos obesidade – Nutrology Academy