São incontáveis os tipos de novas dietas que surgem a cada dia – e que se espalham rapidamente com o crescimento dos influencers de moda e beleza. As perguntas mais frequentes nos sites de busca estão relacionadas ao funcionamento dessas dietas, mas também há muitos questionamentos que fazem parte do que vamos discutir hoje, tais como: “Por que dietas da moda não funcionam?”, “Dieta da moda e riscos para o organismo” e “Dietas da moda e suas consequências”.
Você acharia saudável comer todo dia de manhã 6 claras de ovo, depois correr por meia hora, seguido de 45 minutos de musculação e, na hora do almoço, comer alface, tomate e 200 gramas de frango? À tarde, o lanche seriam 20 gramas de whey protein e, à noite, você come brócolis e filé mignon.
O exemplo acima parece uma alimentação saudável? Pois saiba que a monotonia alimentar leva ao déficit de nutrientes. Dietas da moda geralmente estão associadas ao corte de glúten, lactose e, principalmente, carboidrato. É preciso estar atento que mais do que uma escolha do que está ingerindo, quem opta por uma dieta da moda está renunciando a uma série de nutrientes.
Muito além das calorias
Para uma alimentação saudável, isto é, que englobe todos os nutrientes necessários, não falamos apenas em contagem de calorias. Caloria é a quantidade de energia. Mas é importante falar da qualidade também. Você sabe como é medida a qualidade de um alimento? Ela é feita a partir da quantidade de macronutrientes e micronutrientes (vitaminas e minerais) presente no alimento.
Quando não conseguimos atingir a necessidade de algum um micronutriente na sua alimentação, como ferro ou a vitamina B12, desenvolvemos uma doença chamada de fome oculta, já ouviu falar? O nome não tem relação com o fato de você sentir fome, mas é para chamar a atenção de que você não tem algum nutriente na sua alimentação e isso impacta sua saúde.
Nosso objetivo com esse texto sobre dietas gourmet é de alerta! Seguir uma dieta sem saber se é apropriada para você ou até seguir uma dieta saudável, mas fazer o consumo dos mesmos alimentos todos os dias aumenta muito a chance de você ter déficit nutricional de vitaminas ou minerais.
O importante é ter uma alimentação equilibrada, variada e, se você tem um alto gasto de energia com a prática de exercício físico, ou se tem alguma necessidade específica por alguma doença, precisa procurar um profissional de saúde de confiança para ajustar, ou seja, adequar a alimentação para as quantidades necessárias que você precisa.
Seguir a dieta que deu certo para alguém não vai funcionar para você. O que dá certo é: alimentação, exercício e informação de qualidade!