É comum estabelecermos “projetos” para emagrecer visando uma data especial: verão, férias na praia ou casamento, por exemplo. Geralmente, nesses momentos, as pessoas parecem estar mais focadas na saúde. Mas o ponto de atenção é: será que nesses projetos vocês estão mesmo melhorando a saúde? Já ouviram falar sobre o efeito sanfona? É sobre isso que iremos debater aqui.
Entenda a perda de peso
É quase unanimidade para as pessoas em geral pensarem que perder peso é sinônimo de saúde. É nesse ponto que levantamos um debate importante: será que essa perda de peso está vindo de onde você está pensando?
Primeiro é preciso saber que nosso peso vem de 4 lugares:
- Água;
- Gordura;
- Músculo; e
- Tecido ósseo. Em casos de dietas muito restritivas, a pessoa pode chegar à perda desse tecido tão importante para o organismo.
Ao realizar um “projeto” visando à rápida perda de peso, você pode realmente perder gordura. Mas também pode ocorrer a perda de músculo. Assim, ao atingir seu objetivo e relaxar – como por exemplo aproveitar uma festa de casamento e comer bastante – você ganha peso, mas não recupera o músculo que tinha antes e perdeu no “projeto casamento”.
A conta é simples. Antes da festa, durante o projeto, você perdeu água, gordura e músculo. Após a festa, você recuperou apenas água e gordura.
A balança está sempre perdendo e ganhando peso, mas reparem que ela nunca volta ao mesmo lugar. Esse efeito sanfona – tão famoso e temido – faz com que a balança fique cada vez mais desproporcional. O peso até pode ser o mesmo, mas a composição corporal não é a mesma!
E qual é o problema então desses “projetos”?
Ao longo do tempo, a sequência de vários projetos com data para começar, acabar e, claro, para chutar o balde, faz com que sua saúde fique pior. É preciso entender que cuidar da sua massa muscular e do seu tecido ósseo é cuidar da sua saúde.
Perder peso a qualquer custo não é sequer visto como emagrecimento, vocês sabiam? Pois é. Emagrecimento é quando você diminui o percentual de gordura, o que pode ser obtido perdendo gordura ou até mantendo a gordura, mas aumentando a quantidade de massa muscular.
Ainda não está convencido? Não somos contra os projetos verão, férias ou casamento. Quer fazer? Então procure um profissional de saúde da sua confiança. E lembre-se sempre que a paixão de um verão não resolve sua saúde. É uma relação de médio e longo prazos.
É médico e quer saber mais sobre obesidade, clique nesse link e conheça nossos Cursos de Obesidade e Síndrome Metabólica: Cursos obesidade – Nutrology Academy