A pandemia de obesidade tem ganhado espaço nos estudos dentro de todas as áreas da saúde. Na cardiologia, os estudos têm evoluído a respeito das consequências da obesidade em doenças cardiovasculares.
Obesidade X Risco Cardiometabólico
Artigo: Obesity and the risk of cardiometabolic diseases | Nature Reviews Cardiology
Uma revisão publicada na Nature Views Cardiology, avaliou as consequências cardiometabólicas, considerando os principais mecanismos envolvidos na associação entre obesidade e o risco de doenças cardiometabólicas.
O artigo mostra como a obesidade está associada tanto ao excesso de quantidade, quanto à disfunção do tecido adiposo branco, particularmente dos depósitos adiposos viscerais. E que a considerada “obesidade metabolicamente saudável” reflete frequentemente uma fase de transição para um fenótipo pouco saudável. Concluindo então que o controle sustentado do peso corporal em indivíduos com obesidade melhora o status de risco cardiometabólico.
Embora a manutenção do estado cardiometabólico ideal deva ser o objetivo principal em indivíduos com obesidade, o estudo enfatiza que a perda de peso corporal e, particularmente, o controle do excesso de adiposidade visceral parece ser fundamental para minimizar o risco de doenças cardiometabólicas.
É médico e quer saber mais sobre Cardionutrologia? Clique nesse link e conheça nossos Cursos: Cardionutrologia – Nutrology Academy
Leia Também: A Importância da Perda de Peso no Controle da Hipertensão – Nutrology Academy