Em 2023, a American Heart Association (AHA) publicou o novo consenso sobre exercícios resistidos em pacientes com acometimentos cardiovasculares. A publicação inicia apontando para a importância do exercício físico resistido não somente para a manutenção da massa muscular e da força, como principalmente por ter efeitos fisiológicos e clínicos de impacto nas doenças cardiovasculares.
Os autores declaram no artigo que o treinamento de resistência é uma abordagem segura e eficaz para melhorar a saúde cardiovascular em adultos com e sem patologias; e que sozinho ou em combinação com o treinamento aeróbico pode melhorar os fatores de risco de doenças cardiovasculares.
A AHA reforça ainda sobre a importância do médico saber orientar quanto ao tipo do exercício e a forma de ser planejado, além de poder fornecer estratégias práticas para a promoção e prescrição de treinamento de resistência visando aumentar a adesão dos pacientes.
Dentre as evidências apresentadas, a melhora do perfil glicêmico e lipídico dos pacientes, bem como o auxílio na perda e manutenção do peso corporal, e na prevenção de doenças osteometabólicas em mulheres na menopausa, reforçam claramente a importância de entender sobre o assunto na hora de orientar os pacientes.
É médico e gostou do assunto abordado? Venha nos acompanhar na semana de Introdução à Cardionutrologia nos dias 8,9 e 10 de Abril! Clique no link abaixo e se inscreva!
https://nutrologyacademy.com/introducao-a-cardionutrologia//?utm_source=site&utm_medium=leitor-blog&utm_campaign=org&utm_content=intro-cardionutro-01-04&conversion=cardnutro-abr-24: Como orientar exercícios resistidos para pacientes com doenças cardiovasculares?