A regeneração de uma ferida ocorre por uma cascata de eventos celulares e moleculares coordenados que deve ocorrer em um ambiente fisiologicamente propício à recuperação dos tecidos. No entanto, vários fatores podem dificultar este processo de cicatrização como a falta de oxigenação adequada, infecções, tumores, distúrbios metabólicos como diabetes mellitus, dentre outros fatores.
A importância das vitaminas para a pele
As vitaminas são fundamentais para o funcionamento metabólico da pele, ter uma boa nutrição é essencial na saúde e no processo de cicatrização dos tecidos, principalmente nas populações conhecidas de risco para deficiências nutricionais como os idosos, fumantes, pacientes com distúrbios digestivos, portadores de doenças crônicas. Hoje avaliar o estado nutricional e otimizar o aporte de nutrientes faz parte da programação de tratamentos como cirurgias eletivas, melhorando a recuperação dos pacientes.
Dentre os principais nutrientes estão:
🔹Vitamina A: necessária para formação epitelial e óssea, atua na diferenciação celular e na função imunológica.
⠀
🔹Vitamina C: necessário para a formação do colágeno, na função imunológica e atua também como antioxidante tecidual.
⠀
🔹Vitamina E: é o principal antioxidante solúvel em lipídios na pele.
⠀
Sendo assim, sabemos que a alimentação impacta na função da pele e tem relação direta com o processo de cicatrização.
Se você é médico e quer saber mais sobre Dermatologia Nutrológica, clique nesse link e conheça nossos Cursos: IDN – Nutrology Academy