Nutrology Academy Insights & Reviews

Conteúdos que abrangem todas as áreas da Nutrologia para você se manter atualizado

Com quanto tempo sem treino você deixa de ser fit?

Além dos benefícios para a qualidade de vida e saúde do organismo, os resultados físicos visíveis da prática de exercício deixam qualquer pessoa muito motivada a continuar com a atividade. Se, por um lado, esses resultados muitas vezes demoram a aparecer, por outro, muitos têm a impressão de que se pararem de se exercitar, em pouco tempo “deixam de ser fit”. Será que essa mudança é mesmo tão rápida quanto alguns pensam? Vamos entender o que acontece com nosso corpo!

Fit, em inglês, é uma palavra que significa que você está em forma. Pode ser que você esteja “sarado”, mas, na verdade, o fit é mais do que isso, significa que seu organismo está funcionando muito bem. 

Artigo: https://www.nature.com/articles/s41569-021-00547-y

Com quanto tempo sem treino você deixa de ser fit?
Com quanto tempo sem treino você deixa de ser fit?

Quanto tempo leva para ver os resultados?

Antes de falar sobre “deixar de ser fit” vamos primeiro entender quanto tempo de exercício é preciso fazer para que possamos ter resultados. E para falar dos resultados dos exercícios, vamos dividi-los em dois grupos: aeróbicos e de resistência. 

Aeróbico: Com duas ou três semanas desse tipo de treino, você já consegue evoluir com a melhora da capacidade aeróbica. Existem trabalhos mostrando que esses exercícios, associados a uma boa alimentação, são eficientes para melhorar a sua preparação até em caso de ser submetido a uma cirurgia posterior. É chamado de pré-habilitação cirúrgica.

Resistência: São exercícios para aumentar a massa muscular. Nesse caso, o tempo para se obter resultados é um pouco maior do que o necessário para os exercícios aeróbicos. Com 2 a 3 semanas de treino você aumenta a força, mas para aumentar a massa muscular demora em torno de 10 semanas. 

Agora, Com quanto tempo sem treino você deixa de ser fit?

O conceito de “deixar de ser fit” ou “estar destreinado” significa que você passou um período sem fazer nenhum treino ou treinou abaixo do que você deveria. Hoje, a gente sabe que em até 2 semanas sem fazer exercício aeróbico ou se exercitando abaixo do que deveria, a maior parte das pessoas já perde em torno de 20% da capacidade aeróbica. 

Quando o assunto é massa muscular, o resultado é mais complexo e depende de alguns fatores, como sua capacidade de treinamento, ou seja, de quanto tempo você está treinando. Os trabalhos mostram que de 3 a 12 semanas todo mundo vai perder sua capacidade de massa muscular como consequência de ter deixado de praticar o exercício de resistência. 

Sabe qual é a boa notícia? Se você parar de treinar até 2 semanas você não vai ter uma grande piora da capacidade aeróbica e nem de massa muscular. Ou seja, se você parar de treinar por algum motivo, como uma gripe ou 15 dias de férias, não tem problema. Desde que você volte logo aos seus treinos, assim que possível. E sempre acompanhada de um profissional de saúde de confiança. 

Se você é médico e quer saber mais sobre suplementação e exercício, clique nesse link e conheça nosso Curso: FSNEx – Fisiologia e Suplementação em Nutrologia do Exercício

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!