Preocupadas com a firmeza e a sustentação da pele, as mulheres têm procurado tirar dúvidas sobre a suplementação de colágeno oral. Aqui vamos explicar se existe alguma diferença entre esse tipo de suplementação e a ingestão de gelatina, também feita com colágeno, que é uma pergunta frequentemente feita em consultórios.
Suplementação de colágeno X gelatina
O colágeno é uma proteína de baixo valor biológico. A gelatina, que contém colágeno, tem valor nutricional, mas não tem valor funcional. O que tem valor funcional, ou seja, o que vai estimular os fibroblastos são as tecnologias dos peptídeos do colágeno.
Então, o paciente pode comer a gelatina, que será processada, metabolizada e digerida, assim como um bife, que também contém colágeno, ou qualquer outro alimento que seja rico em colágeno. Mas não é a mesma coisa da suplementação de colágeno oral. Uma coisa é valor nutricional e outra é o valor funcional.
Existe até um artigo de antes dos anos 2000 que comparou o peptídeo de colágeno com a gelatina. Ele demonstrou que a gelatina realmente não tem a mesma ação.
Composição do suplemento de colágeno
O colágeno é sempre feito a partir de glicina, prolina, hidroxiprolina e sempre mais algum aminoácido. Não sabemos ao certo qual é esse outro aminoácido e nem a ligação entre eles. O que estamos querendo dizer é que não estamos falando sempre da mesma coisa.
Existem trabalhos que analisam colágeno feitos de gelatina que melhoram as dores articulares, por exemplo, como mostra artigo de 2018 do Comitê Olímpico Internacional. Mas não se compara porque estamos falando sobre moléculas que foram feitas para esse tipo de queixa. É um tipo de colágeno? Sim! Qual? Não sabemos. Sabemos o que foi pesquisado e o que foi publicado apenas.
Se ainda ficou com dúvida, procure um profissional de saúde de confiança e busque informação de qualidade. Um tratamento individualizado é o primeiro passo para a terapêutica de sucesso, independente de qual seja a queixa do paciente.
Se você é médico e quer saber mais sobre Dermatologia Nutrológica, clique nesse link e conheça nossos Cursos: IDN – Nutrology Academy