Estudo revelou que a resposta glicêmica pós-prandial (após refeição) é importante para o controle glicêmico adequado e, quando estão alterados sistematicamente, são considerados um fator de risco independente do diabetes tipo 2.
Artigo: Personalized Nutrition by Prediction of Glycemic Responses: Cell
A importância da resposta glicêmica pós-prandial
O estudo publicado em 2015 revelou que a resposta glicêmica pós-prandial (após refeições) é importante para o controle glicêmico adequado e, quando estão alterados sistematicamente, são considerados um fator de risco independente do diabetes tipo 2.
A ingestão alimentar é um determinante central dos níveis de glicose no sangue e, portanto, para atingir níveis normais de glicose, é imperativo fazer escolhas alimentares que induzam respostas glicêmicas pós-prandiais normais.
Essa resposta glicêmica pós-prandial também se associou a vários fatores de risco, incluindo IMC, HbA1c% e glicose em jejum. A avaliação contínua das respostas glicêmicas pós-prandial é complementar a outros parâmetros clínicos igualmente importantes, como IMC e HbA1c%, para os quais as alterações geralmente ocorrem em prazos mais longos e, portanto, são difíceis de correlacionar com as respostas nutricionais em um tempo real.
Controle dietético da resposta glicêmica
As intervenções dietéticas baseadas na resposta glicêmica mostraram melhorias significativas em vários aspectos do metabolismo da glicose, incluindo resposta glicêmica pós prandial mais baixos e flutuações mais baixas nos níveis de glicose no sangue em um curto período de intervenção de 1 semana no artigo em questão.
Portanto, quando bem sucedido o controle dietético individualizado prolongado da glicemia pós prandial pode ser útil no controle, melhora ou prevenção de um conjunto de distúrbios associados ao controle glicêmico cronicamente prejudicado, incluindo obesidade, pré-diabetes, diabetes tipo 2 e doença hepática gordurosa não alcoólica.
É médico e quer saber mais sobre obesidade, clique nesse link e conheça nossos Cursos de Obesidade e Síndrome Metabólica: Cursos obesidade – Nutrology Academy