Para entender os benefícios da terapia de reposição hormonal, precisamos entender o seu grupo alvo. A menopausa é definida como a perda permanente da menstruação, marcando o fim da idade reprodutiva da mulher. Ocorre em média aos 47-48 anos.
Por que realizar a terapia de reposição hormonal?
No período que antecede a menopausa propriamente dita, chamado perimenopausa, as mulheres apresentam irregularidade menstrual e sintomas decorrentes da deficiência estrogênica como fogachos, sudorese noturna, humor deprimido e insônia.
Com a menopausa instalada, além desses sintomas vasomotores, ocorrem alterações significativas como:
-Aumento de gordura abdominal;
-Perda de massa magra;
-Queda acentuada dos níveis de estrogênio;
-Aumento do risco cardiovascular;
-Osteopenia e osteoporose;
-Disfunções sexuais;
-Comprometimento cognitivo;
Para minimizar essas alterações, pode ser indicada a terapia de reposição hormonal (TRH) com estrogênio, frequentemente associado a progesterona. A TRH alivia os sintomas vasomotores, protege o osso, melhora o perfil lipídico, a cognição e a libido.
Quando iniciar a terapia de reposição hormonal na menopausa?
Ela deve ser iniciada idealmente dentro dos primeiros 10 anos da menopausa.
Contraindicações da TRH
Contraindicações incluem história de câncer de mama e eventos tromboembólicos.
Portanto, a TRH traz muitos benefícios quando corretamente indicada e monitorada, proporcionando uma melhora significativa na qualidade de vida da mulher na pós-menopausa.
Se você é médico e quer saber mais sobre Nutrologia Feminina, clique nesse link e conheça nossos Cursos: Cursos Nutrologia Feminina – Nutrology Academy