Nutrology Academy Insights & Reviews

Conteúdos que abrangem todas as áreas da Nutrologia para você se manter atualizado

Tenho intolerância à lactose. Posso tomar whey?

O whey protein é a suplementação preferida de quem começa a praticar exercício físico por estar relacionado ao aumento de massa muscular. Existe um grupo de pessoas, porém, que pode ter dúvida sobre o uso ou não da suplementação: os intolerantes à lactose. Se for o seu caso, antes de comprar seu whey protein, veja o que vamos explicar aqui.

Tipos de whey

O whey protein é a proteína do soro do leite que passa por um processo de filtragem para remoção da gordura e da lactose. Ele pode ser comercializado nas versões concentrada ou isolada e, depois, hidrolisada, que é quando é feita a quebra da molécula de proteína para melhor absorção. 

O ponto sobre a intolerância à lactose precisa ser analisado da seguinte forma: além do whey protein, o que mais o paciente está ingerindo? Isso porque quem tem intolerância à lactose consegue digerir até 15 gramas de lactose por dia. 

Então, se a pessoa já está comendo queijo, tomando iogurte e whey protein, pode ser que a suplementação passe dessa quantidade máxima que ele consegue digerir. Mas tudo isso precisa ser analisado clinicamente por um profissional de saúde de confiança. Não busque informações apenas em sites de busca ou em dicas de influencers, que podem acabar prejudicando a sua saúde.

Qual o melhor whey para intolerantes a lactose?

O whey protein isolado e hidrolisado chega a ter, por exemplo, 99% da proteína do soro do leite. Nesse caso, dificilmente você terá algum problema. Na prática, todos os tipos de whey protein podem ser utilizados, mas cada um vai contribuir com uma quantidade diferente de lactose. Como falamos anteriormente, com ajuda médica é possível fazer essa conta: cada queijo tem uma quantidade diferente de lactose, assim como cada tipo de iogurte e de leite também.   

Como escolher o melhor whey para intolerantes a lactose?
Como escolher o melhor whey para intolerantes a lactose?

Importante ressaltar que há suplementos com mais e outros com menos concentração de lactose e a prescrição deve ser individualizada, levando em consideração que sempre que incluímos um nutriente na alimentação, ele está se somando ao restante da dieta.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!