Nos últimos anos, a importância da microbiota intestinal na regulação metabólica tem ganhado evidência. Muitos estudos vem sendo realizados sobre a interferência da alimentação e dos tipos de dieta na composição desse microbioma.
Efeito da dieta na microbiota
Artigo: Effect of Diet and Dietary Components on the Composition of the Gut Microbiota – PubMed (nih.gov)
Um artigo de revisão publicado na Nature, em 2021, avaliou os efeitos de diferentes tipos de dieta, como a mediterrânea, plant based, cetogênica e outras, nos metabólicos das bactérias intestinais e na cascata inflamatória, por exemplo, a fim de poder encontrar novas possibilidades para o tratamento de doenças como diabetes, obesidade e doenças inflamatórias.
O estudo mostrou que componentes predominantes em determinadas dietas são capazes de modular os tipos de bactérias. Dietas mais ricas em fibras, vegetais, e ácidos graxos como o ômega 3, são capazes de induzir uma predominância de cepas como Bacterioidetes e Bifidobacterium, que auxiliam, entre outros fatores, na melhora da resistência à insulina. Ademais, o estudo traz para a discussão a importância dos flavonoides e polifenóis na deita, que além de exercerem papel primário de antixoxidantes, promovem o aumento do cepas de Bifidobacterium e Lactobacillus, que atuam como adjuvantes no tratamento da obesidade e diabetes.
Se você é médico e quer saber mais sobre Gastronutologia, clique nesse link e conheça nossos Cursos: FGN – Formação em Gastronutrologia – Nutrology Academy