Nutrology Academy Insights & Reviews

Conteúdos que abrangem todas as áreas da Nutrologia para você se manter atualizado

O que é a dieta Low Carb?  Te deixa mal humorado ou diminui a vontade de comer doce?

Atire a primeira pedra quem nunca fez dietas para perda rápida de peso, não é mesmo? A lista de receitas famosas disponíveis na internet também é grande. Mas você sabe o que acontece com o seu corpo quando faz, por exemplo, uma dieta Low Carb? É o que vamos debater a seguir.

Então, o que é a dieta low carb?

Primeiro, é preciso entender que nosso organismo tem um mecanismo chamado de flexibilidade metabólica que, ora tira energia da gordura, ora tira energia da glicose. É muito mais fácil para o organismo tirar energia da glicose, principalmente porque estamos acostumados a comer bastante carboidrato. As dietas mais aceitas têm em torno de 50% de carboidrato. 

A dieta Low Carb tenta mudar esse processo, diminuindo a ingestão de carboidrato e aumentando a ingestão de outro macronutriente, como por exemplo a gordura, para fazer com que nosso organismo utilize a gordura estocada como fonte de energia. Por isso, entenda que a dieta Low Carb só vai funcionar se o seu organismo estiver consumindo menos e gastando mais energia. 

Efeitos colaterais da dieta low carb

Uma vez que você consegue evoluir na dieta Low Carb, começam a aparecer algumas dificuldades, como concentração, dor de cabeça, mau hálito, cãibra e fraqueza muscular. Sabe por que isso acontece?

É resultado da dificuldade que o seu organismo está tendo em retirar energia da própria gordura dele. Isso ocorre porque o corpo começa a eliminar mais sódio, potássio e urina também. O processo acontece durante a mudança da flexibilidade metabólica, que explicamos acima. O organismo deixa de ser tão glicocêntrico (retira energia da glicose) e passa a tirar mais energia da gordura (adipocêntrico).

Esse processo provoca o aumento dos corpos cetônicos, principalmente o beta-hidroxibutirato, que é conseguido através da nossa própria gordura. A eliminação desses corpos cetônicos se dá principalmente pela urina e pelo hálito, por isso a reclamação do mau hálito. Já a diminuição de sódio e potássio pode colocar o seu organismo em risco, além de levar à piora do humor. 

Será então que quando eu faço uma dieta Low Carb estou colocando a minha vida em risco?

Artigo: Effects of differing levels of carbohydrate restriction on mood achievement of nutritional ketosis, and symptoms of carbohydrate withdrawal in healthy adults: A randomized clinical trial – PubMed (nih.gov)

Artigo comparou vários tipos de dietas Low Carb, que foram:

  • Dieta com menos de 5% de carboidrato;
  • Dieta com menos de 15% de carboidrato; e
  • Dieta com menos de 25% de carboidrato

O estudo analisou os sintomas de mal estar citados anteriormente para os diferentes grupos, como câimbra, dor de cabeça e fraqueza. É importante ressaltar que, apesar dos pontos negativos, existem pontos positivos nas dietas Low Carb. Os sintomas negativos começam a sumir, para algumas pessoas, em 1 dia. Há, porém, pessoas que só se sentem melhor após 8 dias.

Isso acontece porque o organismo, ao ter essa flexibilidade metabólica, vai cada vez produzindo menos insulina, tendo menos glicogênio e glicose circulando no sangue, e mais dificuldade em formar gordura. Quando ele tem mais dificuldade em formar gordura, ele tem mais necessidade de utilizar a gordura como fonte de energia, o que resulta na perda de peso e na diminuição da compulsão por açúcar e carboidrato.

Dieta Low Carb pode ser uma estratégia na manutenção do peso
Dieta Low Carb pode ser uma estratégia na perda de peso

Considerações finais sobre a dieta Low Carb

A dieta Low Carb pode ser uma boa estratégia para quem tem compulsão e precisa evoluir com a perda de gordura corporal. É necessário ver, porém, se você consegue se adaptar a essas mudanças. Para boa parte das pessoas isso significa aguentar os sintomas de mal estar por até 8 dias. 

Voltando ao trabalho, o que foi comprovado é que quando você tem uma dieta com muito pouco carboidrato (5%), a mudança para você ficar sem os sintomas ruins da dieta Low Carb ocorre em 3 dias. Já quando a dieta é de 15% a 25% de carboidrato, a mudança ocorre de 4 a 5 dias.

Não é uma mudança tão significativa para você ser mais agressivo e tirar totalmente o carboidrato. O recado que fica é que a dieta Low Carb pode ser útil, sim, para você, mas primeiro é preciso entender quais são os riscos. 

O recomendado é que você procure um profissional de saúde de confiança antes de sair copiando dietas Low Carb  da Internet que até podem ter funcionado para um artista ou para uma amiga, mas que podem trazer riscos diferentes para pessoas diferentes.    

É médico e quer saber mais sobre obesidade, clique nesse link e conheça nossos Cursos de Obesidade e Síndrome Metabólica: Cursos obesidade – Nutrology Academy  

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!