Ganho de peso durante a gestação é um dos temas mais procurados pelas futuras mamães. Por que engordamos muito? Como engordar pouco? Quanto engordar na gestação? Esses são apenas alguns exemplos dos termos que encontramos em sites de busca. Mas será que existe uma resposta certa e comum para todas as mulheres?
Entendendo o ganho de peso na gestação
Na verdade, de acordo com a situação nutricional inicial da gestante (baixo peso, peso normal, sobrepeso ou obesidade) há uma faixa de ganho de peso recomendado por trimestre. Para determinar a situação nutricional, temos como base o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal), uma medida que leva em consideração o peso (Kg) dividido pela altura (m²). Logo, é esse cálculo que vai definir o quanto você, futura mamãe, poderá engordar durante a gestação.
Vamos às contas:
- IMC normal varia entre 18,5 a 24,9 kg/m². Nesse caso, a gestante pode ganhar de 11,5 Kg a 16 Kg de peso; uma média de 400 gramas por semana.
Por exemplo: uma mulher de 1,60m com 60 Kg tem um IMC em torno de 23 (peso normal). Portanto, ela se encaixa nos valores acima e pode ganhar de 11,5 Kg a 16 Kg no total.
O ganho de peso adequado durante a gestação evita uma série de doenças, como hipertensão, diabetes, pré-eclâmpsia, macrossomia fetal (peso ao nascimento igual ou superior a 4.000 g), e diminui os riscos durante toda a gravidez.
As necessidades calóricas durante a gestação ficam aumentadas, principalmente a partir do segundo e terceiro trimestres. Por isso é importante estar atenta à alimentação, ao peso adquirido durante todo o período e sempre procurar um profissional de saúde para um acompanhamento individualizado.
Se você é médico e quer saber mais sobre Nutrologia Feminina, clique nesse link e conheça nossos Cursos: Cursos Nutrologia Feminina – Nutrology Academy