Nutrology Academy Insights & Reviews

Conteúdos que abrangem todas as áreas da Nutrologia para você se manter atualizado

Entenda como a vitamina B7 interfere no seu exame de tireoide.

Não tem jeito. Todo mundo ao receber o resultado de um exame tenta entender por conta própria o que significam os índices antes de levar ao médico, ou buscam a resposta numa pesquisa rápida na internet. O problema é que hoje é cada vez mais comum tomarmos suplementos para fortalecer a unha e para a queda de cabelo, por exemplo, e eles podem interferir nos resultados dos exames.

Vitamina B7, entenda o que é um nutracêutico.

A curiosidade para saber se está tudo bem com o nosso exame é grande, mas apenas buscar números na internet acaba levando a interpretações erradas. Vamos a um exemplo: você sabia que a vitamina B7, que é um nutracêutico, pode interferir no seu exame de tireoide? Pois é. Daí a importância de buscar uma resposta científica de preferência com seu médico de confiança.

Para explicar a relação entre a vitamina B7 e a tireoide, primeiro é preciso saber o que é nutracêutico. Nutracêutico é a união da palavra nutrição com farmacêutico e foi publicado pela primeira vez em 1989. A união dessas palavras ocorria, na prática, quando o estudioso retirava parte do alimento, concentrava e ofertava com o objetivo de melhorar a saúde do paciente. 

Com o passar do tempo, o nutracêutico passou a ser utilizado como suplementação focada em melhorar a saúde da pele, da unha e do cabelo. Entre os nutracêuticos, destaca-se a vitamina B7. Nunca ouviu falar? Ela é conhecida como biotina ou vitamina H. 

Vitamina B7 utilizada na melhora da pele, unhas e cabelo.
Vitamina B7 utilizada na melhora da pele, unhas e cabelo.

TSH baixo e T3 e T4 elevados.

Mas qual a relação entre a vitamina B7 (ou biotina ou vitamina H) e a tireoide? Bom, quando ingerimos mais de 5 mg de vitamina B7, ela tem a possibilidade de alterar o exame de sangue. Como assim? No resultado do exame laboratorial, esse paciente que ingere acima de 5 mg de vitamina B7 pode apresentar TSH baixo e aumento do T4 e do T3. 

Não entendeu ainda? Vamos lá. TSH é o hormônio produzido na hipófise, que estimula a tireoide a produzir os hormônios T4 e T3. A vitamina B7 não interfere de fato nos valores desses hormônios. O que ela interfere é na capacidade do laboratório de realizar a avaliação correta. Daí fica o alerta de sempre dizer ao seu médico de confiança tudo o que está tomando e de você também saber tudo o que faz parte da sua suplementação. 

Trouxemos a questão, mas também explicamos como resolver o problema. Se você está tomando biotina (acima de 5 mg) e vai realizar um exame de sangue, a Associação Americana de Tireoide recomenda que você fique 2 dias sem tomar a suplementação. Suspendendo a ingestão por esse período, os resultados já aparecem normais. 

Então, devo suplementar B7?

Para esclarecer de uma vez por todas a relação entre vitamina B7 e tireoide e acabar com possíveis fake news, fica o alerta: a biotina melhora a saúde da pele, da unha e do cabelo, mas não altera de fato os hormônios da tireoide. O que ela altera é a forma como o laboratório vê esse hormônio. Na hora de suplementar procure a opinião de um profissional de saúde habilitado e capacitado na área, pois assim ele poderá te indicar, de fato, a sua necessidade e os benefícios esperados dessa suplementação.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!