A prática regular de exercícios demonstrou influenciar positivamente a diversidade da microbiota intestinal.
Exercício e a microbiota intestinal
Em artigo de revisão publicado na Sports Medicine em 2022 foi avaliada a importância da atividade física na composição da microbiota intestinal e sua influência no metabolismo, imunidade, saúde mental e na recuperação física do indivíduo.
O exercício físico tem sido associado a uma maior abundância de bactérias benéficas, como as do gênero Akkermansia e Faecalibacterium. Estas, por sua vez, desempenham papel relevante na ação anti-inflamatória e no fortalecimento da barreira intestinal.
Além disso, o exercício regular também está ligado a mudanças no metabolismo microbiano, promovendo a produção de metabólitos como ácidos graxos de cadeia curta, que auxiliam na modulação do sistema imunológico e contribuem para uma resposta inflamatória equilibrada.
Em contrapartida, o artigo mostra que a prática em excesso de exercícios, sem um equilíbrio com recuperação e alimentação pode sim agir na contramão do desejado, e levar a um quadro de disbiose.
Se você é médico e quer saber mais sobre suplementação, clique nesse link e conheça nossos Cursos: FGN – Formação em Gastronutrologia – Nutrology Academy