A saúde cardiovascular é um componente vital do bem-estar geral de uma pessoa, e a dieta desempenha um papel crucial nesse aspecto. A American Heart Association (AHA), em uma declaração científica baseada em revisões, enfatiza a influência significativa das dietas na saúde cardiovascular. Este artigo explora as descobertas dessa declaração, destacando os principais pontos e recomendações da AHA.
Então, Como a Dieta Influencia a Saúde Cardiovascular?
O posicionamento aponta como fundamental o ajuste da ingestão calórica e energética, a melhora do consumo de frutas e vegetais, a escolha de grãos integrais e fontes saudáveis de proteína, o uso de óleos vegetais líquidos, a minimização de alimentos processados e açúcares adicionados e a redução da ingestão de sal e álcool como pilares para a saúde cardiovascular.
Dentre os fatores limitantes para a prática alimentar proposta, os autores mostram que a falta de conhecimento geral da população, a insegurança alimentar, e ainda a imersão em ambientes de padrão não saudável, como por exemplo os ambientes obesogênicos, são os mais prevalentes. Concluindo assim que não só as escolhas alimentares, mas o ambiente que as favorecem, são determinantes no processo.
Os dados mais relevantes do estudo mostram a íntima relação da má qualidade alimentar com a morbimortalidade dos pacientes. Com ênfase para os estudos observacionais considerados que relatam associações favoráveis entre a ingestão diária de grãos integrais e a redução do risco de doença cardiovascular, doença coronariana, derrame, síndrome metabólica e fatores de risco cardiometabólicos.
Entender como orientar seu paciente sobre a alimentação e as mudanças no estilo de vida pode ser imprescindível no tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares que mais impactam na saúde geral nos dias atuais.